8 de julho de 2015

Cinamomo -a perigosa árvore de Santa Bárbara


cacho de frutos maduros do cinamomo

Uma árvore originária do sul da Ásia e Austrália e que tem na mesma família membros bastante famosos como o cedro, o mogno e o neem.  Também é conhecida pelos nomes de árvore-santa, jasmim-de-cachorro, jasmim-de-caiena, lírio-da-índia, loureiro-grego, santa-bárbara e outros. Foi disseminada através do globo para fins paisagísticos mas apesar de muito ornamental, acabou se tornando extremamente indesejável nas Américas e outros continentes...

A exótica invasora prefere matas ciliares


semente do cinamomo na mão

Também descobri mais essa semente aqui em Resende, por pura curiosidade e bisbilhotação. Aqueles cachos exóticos de frutinhas amarelas não passam despercebidos, tanto que acabei me achegando pra beira do rio e apanhando algumas delas. Depois de esmagá-las fiquei bastante surpreso com o formato raro de suas sementes, lembrando a forma de  um balão. Este exemplar que descobri na beira do rio Paraíba do Sul não utrapassa os 10 metros mas essa espécie atinge até 20 metros de altura e proporciona uma ótima sombra. Depois descobri que também existe o cinamomo gigante, de até 40 metros e o cinamomo sombrinha, o menor deles, tendo entre 7 e 12 metros de altura.

Frutos e folhas do cinamomo  (Melia azedarach)

Frutos verde, maduro e semente do cinamomo na palma da mão
Fruto verde, maduro e semente
Os problemas com esta espécie estão ligados a alta toxidade de toda a planta e ao fato de se reproduzir facilmente, tendo se tornado uma invasora exótica e uma grande concorrente com as espécies nativas, especialmente em ambiente de mata ciliar. Suas folhas e seus frutos apresentam alcalóides neurotóxicos e saponinas que quando ingeridos provocam salivação, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia intensa e até a depressão do sistema nervoso central. Esses sintomas atingem a maioria dos mamíferos mas as aves parecem imunes a eles e até se alimentam desses frutos. Grande parte dos acidentes ocorrem com crianças, que se vêem facilmente tentadas a comer as belas frutinhas, razão pela qual não deve ser cultivada próxima a parques infantis e playgrounds.

cacho de frutos do cinamomo  com rio ao fundo
...na beira do rio Paraíba do Sul.
E como tudo o que é ruim também é muito bom, boa parte dessas substâncias tóxicas tem sido utilizadas como inseticidas contra carrapatos e as larvas do mosquito da dengue. Outra vantagem é o seu rápido crescimento, que pode chegar aos 3,5 metros por ano e também por ser descídua, perde suas folhas na estação de frio e seca e assim deixando passar mais luz solar, enquanto na estação chuvosa e quente proporciona ótimo sombreamento.

galhos, folhas e frutos do cinamomo

Qualidades e defeitos á parte, vamos ao que realmente me interessa nessa árvore, as suas sementes. Seu formato é extremamente singular, nunca ví uma semente tão ornamental, parecendo um balão quando vista de lado e com uma estrela, se vista de cima, incuindo o bônus de ser extremamente dura. Em minha pesquisa descobri que no passado essas sementinhas já foram muito utilizadas por religiosos na confecção de rosários e terços.

Frutos colhidos do cinamomo  (Melia azedarach)

Frutos colhidos do cinamomo, dentro de um balde

Colhi uma boa quantidade de frutos e como eles são bem moles consegui despolpá-los com certa facilidade esfregando contra uma peneira grossa, lavando com bastante água e por último retirando manualmente as cascas. Depois de secos os "balõezinhos" ficam com a cor esbranquiçada e textura aveludada, com a vantagem de já serem naturalmente furados.

sementes despolpadas do cinamomo, secando em peneira
Os "balõezinhos" já são furados


Mais informações sobre cinamomo:
http://www.notisul.com.br/n/colunas/cinamomo_elegante_porem_toxica-22670
http://flores.culturamix.com/informacoes/cinamomo
http://www.sementescaicara.com/ImagensDiversas/file/cinamomo.pdf





Descubra curiosidades surpreendentes sobre a vida e a utilidade das sementes empregadas no GeoAtelier


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Comente, seu comentário é meu oriente...