7 de abril de 2014

Coquinhos da palmeira Jerivá


Pé de palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana)
Ao lado da Casa da Cultura Macedo Miranda
Esta é a Syagrus romanzoffiana, mais conhecida como Jerivá, outra palmeira notável. Também é conhecida por Jeribá ou coquinho-de-cachorro, apreciados os seus frutos até por cães. Também chamada de baba-de-boi ou coco catarro, devido aos fios resinosos produzidos pela planta, lembrando a baba dos bois. Originária da mata atlântica encontra-se porém até no bioma cerrado e outros biomas em vários países da América do Sul,  tanto em ambiente rural quanto urbano, onde é bastante aproveitada no paisagismo.
Em Resende  pra todos os lados que caminhamos vamos encontrá-la, desde exemplares muito antigos, com mais de 50 anos, na parte histórica da cidade e  entornos,  quanto em novos espaços,  adornando  quintais e jardins  particulares, bem como  em espaços  públicos onde também continua bastante cobiçada devido a sua exótica beleza ornamental.

Pés jovens de palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana)
Jerivás jovens em frente a um novo condomínio na Estrada da Limeira

pés jovens de palmeira jerivá em rodoviária de Resende RJ
Rodoviária Graal: outros tantos plantados recentemente,





Pés jovens de palmeira jerivá na orla do calçadão, Resende RJ

Na revitalização da avenida Nova Resende, a administração pública acertou:  um novo calçadão com bancos, sombra na beira do rio e 10 pés de jerivá entremeando os postes de iluminação.

Pés jovens de palmeira jerivá na orla do calçadão, Resende RJ


Cachos de cocos da palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana)

Produz cerca de 6 cachos de coquinhos ao longo do ano, o que pode render mais de 140 quilos por pé. Esses coquinhos cor-de-laranja não passam dos 3 cm. de diâmetro e tem sua parte externa carnosa e adocicada, muito apreciados por diversas espécies de pássaros, animais e pela criançada, denotando sua grande importância ecológica.

Cachos de cocos da palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana)
Nem preciso  mencionar o que acontece com essas enormes quantidades de coquinhos caídos ao chão, dentro dos limites urbanos, depois que passa o pessoal da limpeza pública. Daqui a pouco vai acabar surgindo mais um brasileiro brilhante ensinando a aproveitar essa enorme quantidade de coquinhos que caem nos limites das cidades brasileiras. 
Bem, essa palmeira é realmente de grande importância pois suas folhas servem na alimentação de cavalos, seu tronco é madeiramento para telhados e piers em atracadouros marinhos, possui um palmito e de sua amêndoa se extrai óleo comestível e medicinal, podendo ser utilizado inclusive como biodiesel.


Flores da palmeira jerivá
Abelha polinizando flores
E tem mais, suas flores insurgem do interior de um invólucro em forma de canoa, formando um cacho amarelo-creme belíssimo e visível de longa distância. Essas flores são muito visitadas por algumas espécies de abelhas nativas e outros insetos como fonte de pólem, garantindo a todos eles uma grande fonte de proteínas.  

Flores da palmeira jerivá
Flores se abrindo a partir do invólucro

O invólucro em forma de canôa é também utilizado em artesanato. Aqui  em Rezende o artista plástico Walber Barbosa produz a anos, maravilhosas luminárias a partir dessas canôas florais. O estúdio GeoAtelier produziu um vídeo com o Walber em 2007, mostrando o seu trabalho e está acessível no link abaixo:

Luminária a partir de canoas florais da palmeira jerivá
Luminárias de Walber Barbosa

Tronco da palmeira jerivá e cocos caídos ao chão
Qualidades muitas, a que aqui nos interessa, é da parte interna do fruto, ou endocarpo, a que envolve a amêndoa. Realmente dura e resistente encontra grande aplicação na produção de brincos e colares, servindo de conta, com seu formato ovalado. Como a maioria dos cocos, se retirados ainda devez apresenta seu endocarpo bem clarinho enquanto que depois de maduros e fermentados, chega a um marrom escuro, quase preto, atribuindo maior variação na confecção das peças. 

Coco maduro e semente da palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana)


Brinco a partir de coco da palmeira jerivá
Brinco endocarpo de Jerivá e Brejaúva



 acessórios de cocos de jerivá e brejaúva: resistência e delicadeza



Palmeira jerivá  e muitos cocos ao chão em Alto dos Passos, Resende RJ
Em frente e ao lado do cemitério municipal, no Alto dos Passos

Cocos de jerivá ao chão  em Alto dos Passos, Resende RJ


Diversas palmeiras de jerivá  em Alto dos Passos, Resende RJ





Pé de palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana)

DESCUBRA   CURIOSIDADES   SURPREENDENTES SOBRE A VIDA E A UTILIDADE  DAS   SEMENTES   EMPREGADAS   NO   GeoAtelier


6 comentários:

  1. Sou apaixonada por sementes, elas são encantadoras e quando bem trabalhados os resultados são maravilhosos.
    Desejo-lhe uma linda semana.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tam.bém sinto assim: preciosas. Igualmente preciosa é sua visita, Joelma. Bjs

      Excluir
  2. Parabéns Amarante muito bonito seu blogue e riquíssimo em informações e imagens. Muito obrigado também por mencionar meu trabalho. Você é um cara que faz a diferença por ser excelente formador de opinião. Merece ter muita visibilidade. Parabéns e sucesso meu amigo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (anônimo) Walber Barbosa. Uma boa parte do que sei no artesanato orgânico devo a você grande irmão. Sua parceria artística e ecológica foi pra mim como um farol pra um navegante perdido, quando cheguei em Resende. Tamo junto e tem mais por vir.

      Excluir
  3. Realmente muito boas informações e bonito trabalho. Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Grato Maurício, lembro-me do Jerivá lá em Mirantão, Bocaina de Minas-MG, onde nos conhecemos guerreiro, nos anos 90

    ResponderExcluir


Comente, seu comentário é meu oriente...