26 de março de 2015

Tento-Carolina, o Olho de Dragão

Adenanthera pavonina
muitas sementes vermelhas de tento-carolina
 Originária da Ásia tropical (Malásia e sul da Índia), esta árvore da família das leguminosas foi trazida para as Américas para ser introduzida no paisagismo urbano, em regiões de clima tropical (Costa Rica, Honduras, Cuba, Jamaica, Porto Rico, Trinidad, Tobago, Venezuela, Estados Unidos e Brasil, onde propagou-se bastante no bioma caatinga). Na China é tida como símbolo do amor e denominada feijão-do-amor-mútuo, sendo um recorrente indicador do cortejo amoroso. Possui diversos nomes atribuídos pelas populações locais conforme a região:  coral de madeira, flor do pavão, ôlho de dragão, sândalo vermelho, tento-carolina, etc..  No Brasil é conhecida como  manjelim, olho de pavão,  cássia-brasil, semente de coral  e outros



pé de tento carolina em avenida movimentada
Tento-carolina da rua Guilhot Rodrigues -Resende RJ, um dos 9 pés que encontrei

pé de tento-carolina em rua de Resende-RJ
Tento-carolina na rua João Pessoa -Resende RJ
Dada a beleza desta árvore, é amplamente utilizada em paisagismo e ornamentação urbana, explicando por si só a sua disseminação pelos continentes. Pode atingir 20 metros de altura e em seus países de origem tem uso agroflorestal na adubação verde, como também suas folhas ainda novas são servidas ao gado como forragem e se cozidas, servidas na alimentação humana. Sua madeira é extremamente dura e muito utilizada na indústria moveleira e construção civil. Sendo madeira de coloração vermelha fornece um corante desta cor, um dos motivos pelos quais também é conhecida em nosso país como falso pau brasil. Também é considerada como planta daninha invasora em muitos países para onde foi levada, como no estado da Flórida-USA, onde ficou proibido o seu comércio e cultivo. Suas sementes, bem como as folhas e casca da árvore, também encontram uso fitoterápico, fornecendo vários alcalóides e de comprovado efeito anti-inflamatório.

galho de tento-carolina (Adenanthera pavonina) com sementes sobre avenida
Tento-carolina da rua Guilhot Rodrigues -outro ângulo




Flores de tento-carolina (Adenanthera pavonina)
Flores

Tenho visto vendedores do Mercado Livre anunciarem essas sementes como pau-brasil. O verdadeiro pau-brasil é uma outra espécie, a Caesalpina echinata.  Pertence a mesma família do tento, mas o motivo da confusão é que ambas produzem uma substância vermelha em sua madeira que serve pra fazer corante. Mas a semente do pau-brasil é marrom e mole, completamente diferente.

Sementes de pau-brasil

Entretanto os vendedores mais informados estão optando chamá-la de falso-pau-brasil. A discrepância pareceu aumentar quando encontrei outro anunciante  a chamando de sibipiruna, outra árvore da família porém mais distante ainda do tento-carolina.

Favas verdes e secas de tento-carolina (Adenanthera pavonina), exibindo sementes.
Suas vagens podem permanecer dependuradas até a época da frutificação do ano seguinte

Mas a característica pela qual a cito, é a beleza de suas sementes, de um vermelho intenso, brilhante e muito duras, ideais para uso como contas, em diversos acessórios. Entretanto cabe aqui um alerta pois essa semente é dotada de alguns princípios ativos causadores de irritação e alergia na pele que já surpreendeu muitas usuárias de biojóias. Além do contato direto, os efeitos alérgicos são sentidos também quando inalados, por  estarem normalmente muito próximas das vias respiratórias, devendo obrigatóriamente passarem por um tratamento afim de isolar esse contato direto com o corpo humano.

semente de tento-carolina (Adenanthera pavonina) caída sobre folhas mortas
Seu brilho dispensa o polimento

Instrumento de percussão Shekerê feito com sementes de tento-carolina
Xequerê ou Agbê

Colar e brinco feitos a partir das sementes de tento-carolina e bambú
Conjunto Colar e brinco


Há pouca informação sobre esta espécie nos sites brasileiros . Melhor referência:  http://www.cabi.org/isc/datasheet/3209



Descubra curiosidades surpreendentes sobre a vida e a utilidade das sementes empregadas no GeoAtelier



9 comentários:

  1. Muito boa informação e bem ilustrado. Eu conhecia a semente, porem não a arvore e nem sua origem. Muito bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Salve Maurício, deve ter Tento se espalhando até aí na Espanha. Abração

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essa foi a primeira semente com a qual me encantei ainda menina (isso faz temmmmmmmmmmmpo!! rsss)depois uma outra que era redondinha preta e a casca usávamos para lavar as mãos pois espumava em contato com água, doces lembranças da época que brincar e se sujar fazia parte de uma rotina saudável e cheia de broncas da mãe que prometia nos matar todo dia se nos sujássemos novamente kkkkk, deu pra perceber que escapei das ameaças rsss e trago as lembranças mais doces desses dias tão importantes onde criança,terra,planta e semente contava a história de uma infância feliz.
    Desejo-lhe uma boa páscoa na presença de todos que vc ama com muita saúde,boas energias e o colorido das sementes.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  4. Joelma, você falando assim, nem parece que que tá lá na Bahia, tão longe. Além de parecer bem pertinho, você também parece com aquelas pessoas que nunca abandonou a infância (felizmente). Tenho uma certeza: de que sua páscoa foi recheada de bombons, arte e felicidade.

    ResponderExcluir
  5. Compro sementes de Tento, furadas e também de mucuna (olho-de-boi). Também vendo outras sementes. Interessa? Seu blog tá um show. Aloísio Sampaio

    ResponderExcluir
  6. Aloísio Sampaio, tenho interesse em cambiar sementes sim. Por favor preencha o formulário de contato, deixando seu email. grato.

    ResponderExcluir
  7. é belo design e engenhosa que também é sustentável. que eu gosto de olhar. Tal instrumento que eu gostaria de sentir entre as minhas mãos

    ResponderExcluir
  8. Jeg er vild med dit opfindsomme og smukke design med frø! Designet er bæredygtigt i kredsløb med verden, det gør mig glad. Jeg ville gerne holde en af dine instrumenter i min hånd og mærke træet og frøene og høre lyden. Dine lampe design er også smukke!
    Alt godt

    ResponderExcluir
  9. Karoline H. Larsen. Grato pela presença, ser reconhecido por uma artista como você é motivo de muita animação. Vamos combinar como envio este xequerê aí pra Copenhagen-Dinamarca

    ResponderExcluir


Comente, seu comentário é meu oriente...