Katty Krissna |
Algumas sementes podem conter em seu interior, substâncias irritantes ou tóxicas. Podem também hospedar e desenvolver fungos e bactérias que acabam determinando uma reação alérgica em quem tenha essa propenção e outras, se ingeridas acidentalmente podem até ser mortais. Podem ainda simplesmente manchar aquela roupa de que tanto voce gostava. Observando relatos de usuárias(os) de semi-jóias orgânicas (biojóias) num momento em que elas andavam na moda e caíram no gosto popular, comecei a pesquisar e desenvolver técnicas de isolamento e selamento dessas sementes, de forma que seu conteúdo permanecesse preso em seu interior, sem contato com a pele e tudo isso com o desafio de não descaracterizar a estética natural de cada tipo de semente. Um bom desafio com algumas soluções...
O primeiro passo após a coleta é a DESINFECÇÃO através de um banho de cloro, na proporção de duas colheres de sopa para cada litro de água, onde ficarão imersas por cerca de duas horas ou mais, conforme a dureza de sua casca. Esse banho visa proteger mais ao artesão, que estará manuseando essas sementes por períodos prolongados, durante os processos seguintes.
Passamos então para a SECAGEM das preciosas, o que pode ser feita ao sol, estendidas e espalhadas num pano ou papelão limpo. Esse processo pode durar alguns dias, pois o calor solar passa a desidratar o interior da semente, até o ponto de matar o seu germe ou matar larvas de insetos que possam ter penetrado em seu interior. Porém a maneira mais controlada de secagem é numa estufa ou secador elétrico, principalmente em regiões de alta umidade.
secagem ao sol |
Algumas sementes já vem lindas, brilhantes e maravilhosas como a rosário e o tento-carolina e já outras tem de passar por um cuidadoso POLIMENTO, como a saboneteira e o ôlho-de-boi.
Em seguida elas vão para a FURAÇÃO . As sementes são furadas em espessuras variadas, conforme a exigência de cada peça. Porém esses furos expõe seu tegumento, a parte interna e macia, tornando-a permeável e susceptível a indesejável fermentação e apodrecimento.
É necessário então impermeabilizá-los, submetendo as sementes a um banho SELADOR em alta temperatura. Esse selador é necessário para isolar o contato da pele humana com o material da semente, garantindo um uso seguro e é aí que está o secreto X da questão. Como cada espécie de semente vai diferir em tamanho, dureza, espessura, cor, textura e forma, os materiais usados no selamento também tem de ser diferenciados e vão desde uma simples cêra de abêlhas, passando por resinas orgânicas e chegando até as resinas sintéticas. Esses materiais criam uma película em torno da semente isolando seu contato direto na epiderme.
Em seguida são submetidas a uma segunda secagem, mais rápida que a 1ª e só então elas estarão prontas para a linha de MONTAGEM, ou então serão encaminhadas para a ARMAZENAGEM.
Em seguida são submetidas a uma segunda secagem, mais rápida que a 1ª e só então elas estarão prontas para a linha de MONTAGEM, ou então serão encaminhadas para a ARMAZENAGEM.
Daí a importância de se conhecer bem a biojóia que você vai usar e de ter certas garantias por parte do seu produtor, para que a sedução da beleza não traga consigo terríveis surpresas...
Gostaria de algumas dicas para tratamento das sementes. Quero saber se você dá cursos ou tem alguma apostila.
ResponderExcluirOi anônimo. Preencha o formulário de CONTATOS Tenho sim, uma porção de dados e imagens sobre "Tratamento de sementes para artesanato".
ExcluirAmarante, parabéns pelo seu trabalho! E obrigada pela atenção. Muito interessante os textos e a iniciativa. Valorizando nossa biodiversidade e conhecendo mais sobre sementes
ResponderExcluirParabéns ! Dicas incríveis! Vc sabe se com grãos tbm poderia ser o mesmo processo pra proteção e utilização em artesanatos? Tenho pedidos de peças com sementes de girassol, feijão, grão de bico e outros, mas sempre são invadidos por insetos em pouco tempo. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Um abraço.
ResponderExcluirOi Amarante! Descobri o blog pesquisando sobre as sementes que pra mim tem se tornado uma paixão e estou encantado com o teu trabalho e o conteúdo que posta por aqui. Grato por semear conhecimento! Gostaria muito de também receber esse material que vc citou acima sobre tratamento de sementes para artesanato, seria de grande valia. Já agradeço se puder me enviá-lo. Continue postando! Abraço
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirAchei tudo maravilhoso! Parabéns.
Gostaria de saber se as vargens secas precisam passar por mais algum processo de tratamento para fazer artesanato. Ou quando pego elas secas, já posso trabalhar sem risco de apodrecerem ou dar fungos.
Obrigada.
Oi Amarante interessante seu conteúdo sou estudante na área de bio joias tenho interesse em saber mais sobre tratamento das sementes para livras de fungos e bactérias pois amo trabalhar com sementes.
ExcluirOlá, tenho uma dúvida!
ResponderExcluirO que seria a resina orgânica ?
Preciso impermeabilizar muitos grãos e estou sem ideia
Ola,eu gostaria se possível de receber dicas e nome dos selantes para impermeabilidade das sementes.fonsecaedina@yahoo.com.br
ResponderExcluirObrigado.