Orelha-de-macaco, orelha´de-onça, orelha-de-negro, timbaúva, timburí, tambor, tamboril, tambaúva, timbó-da-mata, pau-de-sabão, árvor-de-patacas, araribá, cambanambi e flor-de-algodão são alguns dos nomes mais populares atribuídos a esta magnífica espécie, natural do bioma mata atlântica e que é encontrada naturalmente de norte a sul do Brasil. Seus nomes populares fazem referência a seus frutos em forma de orelha e as propriedades saponáceas que possuem seus frutos e sua casca. Explicando melhor, produz espuma se friccionados com água. Na mata são utilizados pelos caboclos "in natura" como sabão para o banho e higiene pessoal. Ela pode atingir os 35 metros de altura e seu tronco a 1,5m de diâmetro.
Timbaúva no parque Zumbí -Resende RJ |
Produz uma copa muito frondosa, proporcionando ótima sombra durante o verão, e no inverno perde suas folhas. Devido ao seu rápido crescimento inicial vem sendo muito utilizada para reflorestamento de áreas degradadas e sua beleza exótica a tem incluído no paisagimo urbano. Com galhos quebradiços, madeira leve e de pouca resistência, vem encontrando um ótimo aproveitamento na construção de embarcações, confecção de brinquedos e caixotaria. A foto acima é de 2012 mas no verão 2014 esta bela árvore quebrou-se e derrubada durante uma tempestade, teve a maioria de seus galhos quebrados. Infelizmente a prefeitura teve de removê-la completamente. Não se mostra muito propícia para ser plantada em áreas abertas...
fruto do timbaúva ao chão -parque Zumbi -Resende RJ |
Muitas "orelhas" |
Aqui em Resende localizei 6 exemplares de timburí, todos relativamente jovens. Conheci primeiro essa árvore, atraído pelo estranho formato de seus frutos, de cor e textura parecidos com bombons de chocolate. Depois que constatei o potencial de suas sementes para a confecção dos acessórios no atelier, então fui pesquisar sobre essa intrigante criatura.
As orelhas (frutos) podem conter até 12 sementes, bastante duras, marrons e brilhantes, com cerca de 1cm de comprimento, achatadas e em forma de balão. Esses frutos, depois de secos, também são utilisados em rituais afro-religiosos, especialmente no candomblé ( fava de Ewa).
No atelier estas sementes compõem e ampliam o conjunto de possibilidades, no momento de criar uma nova peça. Quanto maiores as diferenças anatômicas entre elas, maiores serão as combinações possíveis e consequentemente obterei um número maior de resultados...
PULSEIRA PS16 (ver detalhes) |
Outra timbaúva também no parque Zumbi e a beira do rio paraíba do sul |
melhores fontes:
http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/493/timbauva-a-arvore-que-tem-orelhas
http://www.ipef.br/identificacao/nativas/detalhes.asp?codigo=47
Descubra curiosidades surpreendentes sobre a vida e a utilidade das sementes empregadas no GeoAtelier
Conheço essa planta e acho essas orelhas muito esquisitas e agora sei que da sabao hahaha Marileide Souza SP
ResponderExcluir