Não sei quem foi que disse que nesse mundo "nada se cria, tudo se copia".,,
Tenho de concordar, uma vez que qualquer impulso criativo que tenhamos, tem de se basear no que já conhecemos, nas experiências adquiridas e nos arquivos de nossas memórias, conscientes ou mesmo inconscientes...
E não somos nós mesmos um imenso aglomerado de registros desoxirribonucleicos ???
Bem, mas afinal pra que tanta volta e o que todo esse palavreado tem a ver com minhas recentes criações, os abajures e luminárias de cabaça e led?
Simples presumir que as copiei de algum lugar, e vou logo dizendo que "sim". Foi no miraculoso YouTube, onde de tudo se acha, que encontrei alguns modelos surpreendentes onde baseei a minha inspiração. Inspiração compartilhada, mas nem por isso menos original.
Quando plantei meus 5 pés de cabaça, em 2013, já tinha em mente a possibilidade de construir umas luminárias com elas, mas jamais eu poderia ter imaginado que essas luminárias de cabaça pudessem ser tão encantadoras.
A colheita foi boa, os pezinhos me renderam 158 cabaças de 5 tipos e tamanhos diferentes e agora tem material á vontade para exercitar a tal criatividade (com direito a cópia, hehehe).
O que mais chamou minha atenção foram os inúmeros furos formando os desenhos mais variados, deixando transparecer a luz interior e projetando desenhos pelas paredes.
Também gostei demais da incrustação de pedras transparentes e quando me animei a recriar aqueles modelos, (piiimmmm) aí sim, um clarão emergiu das profundas e obscuras camadas da velha e desconhecida mente. Veio então o impulso criativo:
-VOU REPRODUZIR UMA LUMINÁRIA COM A MESMA FORMA E LÓGICA DE UM PÉ DE CABAÇA!
Bem, o impulso criativo é rápido, quase instantâneo. Porém, transforma-lo em material palpável e transladá-lo do mundo virtual ao mundo real é outro papo. Foram por volta de três meses de pesquisas e experimentos com diversos materiais complementares, até chegar a um modelo confiável, durável, luminescente e vendável...
Um ponto fundamental é que as cabaças com o tempo são atacadas por brocas e cupins chegando a arruiná-las completamente. Então depois de cortá-las é necessário um tratamento eficaz e duradouro e, após esse tratamento ela tem de ser completamente selada, antes da pintura e acabamento final.
Após o tratamento seguem-se o desenho e a furação. A quantidade de furos faz toda a diferença no custo de cada peça pois cada um deles recebe seu acabamento de modo que vazem a luz adequadamente. A incrustação das pedras também é uma etapa delicada e trabalhosa, requerendo grande habilidade para não inutilizar a peça.
Decidí pelos LEDs que embora mais caros ganham na conta com suas imensas vantagens relacionadas a grande conversão de energia elétrica em luz e pouco calor, baixo consumo, durabilidade, resistência a pancadas e etc.
A espiral com 30 leds |
A haste e as folhas imitando o pé de cabaça, feitas em ferro e fixadas em um tronco de madeira alavancaram o projeto e deram sua contrapartida, conferindo-lhe grande resistência.
E então, finalmente apenas três meses depois (risos) eis a grande obra prima luminosa:
Maiores detalhes e fotos das luminárias prontas e seus respectivos preços você vai ver aqui:
Gourd Lamps/Abajur LCB01 e também em Gourd Lamps/Abajur LCB02
Também pode assistir ao vídeo no youtube
Amara, tão muito lindas essas luminárias, santa inspiração!!
ResponderExcluirAdoraria ter uma no quarto. Podemos?
Bjim, lindão!!
Como diz a gíria, querida Bia, "já é"!
ResponderExcluir......lindo momento de arte Eco Numinosa..."Desafia explicações, porém parece conter uma mensagem individual que, embora misteriosa e enigmática, também é profundamente impressionante"
ResponderExcluirAnônimo EcoMisterioso e poético...gostei
Excluirshow de bola, traga para Mauá.
ResponderExcluirLogo vou procurar uma loja daí pra representar meus trabalhos. Se tiver alguma dica...
ResponderExcluirQue lindo trabalho, Amei Amarante!!! De muito bom gosto e delicadeza... Parabéns!!!
ResponderExcluirBjs
Maristela
E agora você também faz parte dele Maristela. Apareça pois uma simples frase de alguém que gostamos as vezes é tudo de precisamos. Beijão
ExcluirOlá , eu sou muito suspeita em falar sou sua fã, amo seus trabalhos e aprendo muito cada vez que venho aqui.Tudo muito lindo sempre!
ResponderExcluirHoje vim agradecer seu carinho e presença , estou encerrando as atividades de 2014 no Ateliê Tribo de Judá, mas não poderia deixar de vir aqui deixar meu carinho e o desejo de boas festas e um feliz 2015 repleto de inspirações .
¨¨¨¨¨¨¨¨¨★
¨¨¨¨¨¨¨¨¨**
¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
¨¨¨¨¨¨¨***o***
¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
¨¨¨¨¨**♥**o**o**
¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
¨¨¨*****♥*o**o****
¨¨**♥**o*****o**♥**
¨******o*****♥**o***
****o***♥**o***o***♥ *
¨¨¨¨¨____!_!____
¨¨¨¨¨\Feliz Natal !!/
Beijos
Joelma
Joelma, somos dois baianos arteiros (risos). Creio não merecer o calor de suas tão emocionantes palavras, mas as recebo como quem recebe um rico presente de Natal. Que suas festas sejam repletas desta aura contagiante vindas de vossa ilustre pessoa. Bjs.
Excluir