27 de fevereiro de 2015

A orelha-de-macaco ou Timbaúva

 Enterolobium contorstisiliquum
fruto da timbaúva

Orelha-de-macaco, orelha´de-onça, orelha-de-negro, timbaúva, timburí, tambor, tamboril, tambaúva, timbó-da-mata, pau-de-sabão, árvor-de-patacas, araribá, cambanambi e flor-de-algodão são alguns dos nomes mais populares atribuídos a esta magnífica espécie, natural do bioma mata atlântica e que é encontrada  naturalmente de norte a sul do Brasil. Seus nomes populares fazem referência a seus frutos em forma de orelha e as propriedades saponáceas que possuem seus frutos e sua casca. Explicando melhor, produz espuma se friccionados com água. Na mata são utilizados pelos caboclos "in natura" como sabão para o banho e  higiene pessoal. Ela pode atingir os 35 metros de altura e seu tronco a 1,5m de diâmetro.

pé de timbaúva no parque zumbí, Resende RJ
Timbaúva no parque Zumbí  -Resende RJ
Produz uma copa muito frondosa, proporcionando ótima sombra durante o verão, e no inverno perde suas folhas. Devido ao seu rápido crescimento inicial vem sendo muito utilizada para reflorestamento de áreas degradadas e sua beleza exótica a tem incluído no paisagimo urbano. Com galhos quebradiços, madeira leve e de pouca resistência, vem encontrando um ótimo aproveitamento na construção de embarcações, confecção de brinquedos e caixotaria.   A foto acima é de 2012 mas no verão 2014 esta bela árvore quebrou-se e derrubada durante uma tempestade, teve a maioria de seus galhos quebrados. Infelizmente a prefeitura teve de removê-la completamente. Não se mostra  muito propícia para ser plantada em áreas abertas...

fruto da timbaúva ao chão, no parque Zumbí, Resende RJ
fruto do timbaúva ao chão     -parque Zumbi -Resende RJ

Copa com frutos da timbaúva (Enterolobium contorstisiliquum), orelha-de-macaco
Muitas "orelhas"

galhos e frutos da timbaúva


frutos da timbaúva (Enterolobium contorstisiliquum), orelha-de-macaco


Aqui em Resende localizei 6 exemplares de timburí, todos relativamente jovens. Conheci primeiro essa árvore, atraído pelo estranho formato de seus frutos, de cor e textura parecidos com bombons de chocolate. Depois que constatei o potencial de suas sementes para a confecção dos acessórios no atelier,  então fui pesquisar sobre essa intrigante criatura.

Fruto da timbaúva, orelha-de-macaco

As orelhas (frutos) podem conter até 12 sementes, bastante duras, marrons e brilhantes, com cerca de 1cm de comprimento, achatadas e em forma de balão. Esses frutos, depois de secos, também são utilisados em rituais afro-religiosos, especialmente no candomblé ( fava de Ewa).


Timbaúva , fruto e sementes



sementes de timbaúva


No atelier estas sementes compõem e ampliam o conjunto de possibilidades, no momento de criar uma nova peça.  Quanto maiores as diferenças anatômicas entre elas, maiores serão as combinações possíveis e consequentemente obterei um número maior de resultados...

Combinação sementes de mucuna-preta e timbaúva

Pulseira sementes de mucuna-preta, timbaúva, olho-de-boi
PULSEIRA PS16 (ver detalhes)


















Pé de Timbaúva (Enterolobium contorstisiliquum a beira do rio paraiba do sul
Outra timbaúva também no parque Zumbi e a beira do rio paraíba do sul





melhores fontes:
http://www.apremavi.org.br/noticias/apremavi/493/timbauva-a-arvore-que-tem-orelhas
http://www.ipef.br/identificacao/nativas/detalhes.asp?codigo=47



Descubra curiosidades surpreendentes sobre a vida e a utilidade das sementes empregadas no GeoAtelier

17 de fevereiro de 2015

Chapéu-de-napoleão ou Aguaí: mística e muito tóxica


Conheci essa semente e sua planta em 2005, no apartamento de Bia e Raquel, músicas  instrumentistas, queridas amigas do boêmio bairro Vila Madalena-SP.  A Bia me apresentou um curioso chocalho feito com umas sementes grandes, claras e triangulares. Nesta época estava totalmente envolvido com o mundo da música, já tinha me aventurado como cantor e compositor de banda, e adorava um instrumento de percussão. Porém na ocasião levei meu home studio pra o ap. das amigas, onde passamos deliciosos meses gravando o primeiro cd da Raquel Martins.  Gostei instantaneamente quando ouvi aquele som  aveludado,  som de madeira, enxuto e ao mesmo tempo muito cheio de harmônicos. Achei  o som daquele chocalho muito gostoso,  efeito sonoro simplesmente calmante ou bastante  relaxante mesmo.


Percebendo minha surpresa e identificação a Bia acrescentou que aquele era um instrumento "mágico". Aquelas sementes tinham o poder de regular e corrigir a energia psíquica das pessoas... Apresentou-me em seguida dois pés daquelas sementes mantidos em dois grandes vazos, num dos cantos de sua sala. E desde aquele dia fiquei de ôlho nessa semente de aparência e sonoridade singulares. Descobri coisas surpreendentes sobre ela, coisas que me convenceram estar diante de outra criatura poderosa e estupenda, com quem envolveria meu trabalho tempos depois.

Thevetia peruviana

flor de aguaí, variedade laranja



pé de Aguaí (Thevetia peruviana)

Um grande arbusto com  altura média de 4m. e podendo chegar aos 8m. em ambiente nativo. É bastante disseminada em todos os países de clima tropical  e temperado devido a sua beleza e seu valor decorativo. Ela é originária da América central e do sul mas encontra-se distribuida do México até o Uruguai. Esbanja charme e beleza, impondo-se de maneira singela onde quer que esteja, com seu tronco acinzentado e pouco espesso, folhas compridas, escuras e brilhantes, de flores tubulares e perfumadas, que podem ser amarelas, alaranjadas ou brancas.

Aguaí (Thevetia peruviana) com flores amarelas

Entretanto como dizem que toda bela guarda um terrível segredo, com essa não seria diferente, pois o que tem de bonita, tem de venenosa: sua seiva leitosa bem como todas as partes da planta são muito tóxicas, senão mortais. Possue cinco glicosídeos cardiotônicos, substâncias que exercem poderosa ação sobre os músculos do coração. A parada cardíaca ocorre com a ingestão de 5 a 8 sementes por crianças e 8 a dez sementes por pessoas adultas!

fruto verde de Aguaí soltando o látex venenoso
O látex tóxico está presente em toda a planta
A ingestão do látex de qualquer parte da planta produz queimação na mucosa bucal, sialorréia, vômitos intensos, cólicas abdominais e diarréia. O contato direto do látex com a mucosa ocular determina irritação acentuada com lacrimejamento, fotofobia e congestão conjutival. Por esse motivo o conselho é plantá-las fora do acesso  de animais domésticos e de crianças, que facilmente pode confundir suas sementes com amêndoas comestíveis...

frutos e semente de Aguaí (Thevetia peruviana)
Fruto verde, fruto maduro (negro) e semente
Interior da semente de Aguaí exibindo amêndoa
Interior da semente exibindo uma das quatro amêndoas que carrega
Recentemente a propagação de um boato aqui no Brasil levou a uma onda de consumo dessas sementes de maneira perigosa e equivocada como substância emagrecedora. Talvez pelo fato de alguns autores mencionarem a origem da planta como sendo as Índias Ocidentais (Américas) e de sua forma triangular se parecer bastante com outra semente utilizada para emagrecimento, a Noz-da-índia (Aleurites moluccana), e pelo fato de ambas provocarem diarréia, o caso é que a confusão se estabeleceu e tem gente vendendo "gato por lebre". No município de Gurupi -Tocantins, uma grande quantidade de pessoas, principalmente mulheres, passaram a fazer esse uso equivocado atingindo níveis preocupantes. Um estudo realizado com cerca de 200 pessoas daquela cidade, todos usuários e consumidores periódicos de pequenos pedaços da amêndoa, comprovou o crescimento e o estabelecimento desse hábito perigoso e irresponsável pois a Thevetia peruviana não tem nada de emagrecedora. A verdadeira Noz-da-índia é importada e muito mais cara do que a noz de Aguaí, então deve ter vendedor querendo se dar bem divulgando e vendendo uma semente, como se fosse a outra.

amêndoa comparativa de noz-da-índia
Amêndoa da verdadeira Noz-da-india (Aleurites moluccana) muito semelhante á amêndoa do chapéu-de-napoleão


flor de Aguaí, variedade laranja

No Brasil, além de chapéu-de-napoleão é também conhecida por jorro-jorro, noz de cobra, aguaí, anui-guaçú, acaimirim, coração-de-jesus, fava-elétrica, patuá-de-santo-inácio e outros.

Medicina quântica e radiestesia

Pois é, ja deu pra perceber que estamos tratando de uma daquelas criaturas meio inclinadas a polêmica. Como não bastasse ser tão bela, tão venenosa e confundida com remédio para emagrecer, também está sendo usada como reparador energético de pessoas e de ambientes.
Dr. Henrique Smith, médico, cirurgião e professor da Universidade de São Paulo no alto de seus 82 anos e ainda com aparência atlética, abandonou o bisturí e passou a dedicar-se a medicina alternativa. É figura venerada na macrobiótica e atribui sua força e vitalidade a sua alimentação e a um pé de aguaí do seu quintal . O dr. Smith pesquisou meticulosamente a semente do aguaí e publicou suas espantosas descobertas em seu livro AGUAIZEN:

livro AguaíZen

"O aguai emite vibrações que podem ser captadas pelos processos radiestésicos. Quando se utiliza um pêndulo ou um aurômetro, pode-se notar que as sementes manifestam uma atividade constante. Transmitidas para o homem, elas produzem em nós um equilibrio completo" garante ele enquanto explica que, em contato com o corpo, poderiam atrair energias vitais humanas. "Basta coloca-las no alto da cabeça, durante tres a quatro minutos, e a energia se potencializa".   Mas para que as vibrações positivas prossigam, recomenda ainda que sejam usadas constantemente junto ao corpo, guardadas num saquinho de lã, juta, algodão ou seda natural. Segundo ele, os resultados são extraordinários. De alergias renais, passando por rinites e asma, em 2012 ja passava  de uma centena o número de curas com o auxílio das sementes de aguai. Hoje suas descobertas estão se propagando e ja são aplicados por outros médicos e terapêutas. O Instituto de Química da USP revelou em uma pesquisa que a semente de aguai emite fluxos benéficos ao coração, quando utilizada junto ao nosso corpo.
Bem, aí abre-se outro leque e essa discussão ainda promete! No final da postagem estão alguns dos endereços da pesquisa intrigante, e o leitor poderá ir mais fundo no assunto, he he.

Mas se voce pensa que terminam aí as propriedades polêmicas desse ser, tem mais: contém algumas substâncias inseticidas e está sendo estudada no combate de cupins e inclusive da dengue. De quebra já é utilizada para a fabricação de biodiesel la nos E.U.A. Ainda quer mais?  Se procurar, acha!

cerca viva de aguaí
Como cerca viva, perfeita.

flor de Aguaí, variedade branca
Flor da variedade branca, mais rara.

A pouco mais de um ano, fui matar a saudade e prestar um serviço de pintura a uns 4km daqui e na volta, decidi caminhar por ruas que ainda desconhecia, coisa que gosto de fazer. Nessas ocasiões meus olhos perambulam quase que involuntariamente pelas copas das árvores que encontro, na espectativa de reconhecer mais uma dedicada fornecedora das desejadas sementes. Pois numa rua silenciosa e bastante arborizada do bairro Jardim Brasília pra minha surpresa e alegria, de repente topei com alguns pés desta belezura que até então considerava muito rara ou inexistente aqui em Resende. Voltei logo no dia seguinte de câmera a tiracolo e neste dia, além de boas fotos, colhi mais de tres quilos entre frutos e  sementes...       Êbaaaaa!

galho de aguaí com fruto verde sobre rua

Quando encontro material novo e utilizável, a primeira preocupação é sempre estética, que peças poderá compor e com quem pode combinar...   Contudo se essa semente pode beneficiar a saúde de quem simplesmente a carrega junto ao corpo, isso na verdade lhe atribui maior flexibilidade na criação das peças. Fiz a separação Yang/Yin, como manda o método de flutuabilidade na água, para que as peças fiquem bem equilibradas e comecei a criar e copiar. Bia querida, essa postagem dedico a você!




Colar de macramê com duas sementes de Aguaí
colar/pingente Aguaí 109




BRINCOS




Brinco Aguaí BR34
Maiores detalhes sobre estes colares e  brincos de aguaí AQUI.



chocalho com 20 sementes de Aguaí, macramê e presas em bambú
Chocalho de Aguaí



Bem, se o dr. Henrique Smith estiver certo, por esse ano já estou completamente protegido...




Algumas fontes:
www.itpac.br/arquivos/Revista/64/4.pdf
www.saude.go.gov.br/index.php?idMateria=97041
www.drvictorsorrentino.com.br/a-energia-das-plantas-sobre-a-saude/
terapeutaquantico.blogspot.com.br/2012/01/fisica-quantica-modulacao-energetica.html
sementedacura.blogspot.com.br/search/label/Semente%20de%20Agua%C3%AD
www.sementedeaguai.com/search/label/CHOCALHO
http://consultaplantas.com/index.php/plantas-por-nombre/plantas-de-la-s-a-la-z/762-cuidados-de-la-planta-thevetia-peruviana-adelfa-amarilla-o-tevetia
https://www.youtube.com/watch?v=ov1x6TZFenM



Descubra curiosidades surpreendentes sobre a vida e a utilidade das sementes empregadas no                GeoAtelier